A importância do dimensionamento de câmaras frigoríficas

câmara fria dimensionada exclusivamente a necessidade do cliente.
câmara fria dimensionada exclusivamente a necessidade do cliente.

Que critérios e fatores, na sua visão, devem ser levados em consideração para garantir o sucesso no desenvolvimento de um projeto de Câmara Fria?

Quando recebemos uma solicitação de orçamento de uma câmara frigorífica, buscamos de início entender a forma de trabalho do cliente, ou seja, qual produto trabalha, se ele é um distribuidor ou um fabricante, se ele vai utilizá-la para armazenamento ou se haverá um giro diário deste produto, a qual temperatura este produto entra na câmara frigorífica e a qual temperatura deseja que ela mantenha internamente e a quantidade em Kg de armazenamento e de movimentação diária. Estes são os primeiros passos para buscar o melhor projeto para o cliente.


Quais os cuidados essenciais durante a execução do projeto?

O que muitos não entendem é que cada projeto é específico para cada cliente, não existe uma câmara frigorífica padrão para todos, pois cada profissional trabalha seu produto de uma forma, ou seja, um mesmo produto pode ser congelado ou resfriado em 1, 2 ou até 24h, dependendo a necessidade do cliente.

Nossa maior preocupação é que a câmara frigorífica ofertada seja eficiente e econômica, que satisfaça o cliente com um baixo custo de manutenção. E para isso buscamos sempre ofertar os melhores produtos, mostrando as vantagens em adquiri-lo.

 
Pode nos falar sobre as formas de garantir maior vida útil a esses equipamentos?

Vendemos a ideia de que com um investimento inicial um pouco maior entregamos um produto diferenciado do mercado, dando preferência para produtos mais eficientes e mais econômicos.

O que normalmente observamos é que o cliente não se preocupa em adquirir uma câmara frigorífica nos melhores padrões, infelizmente ele busca a mais barata, nossa maior dificuldade é fazê-lo entender que o barato com o passar dos meses se torna caro. O importante é entender o projeto ofertado, pois uma câmara fria dimensionada sem um estudo aprofundado, pode e vai apresentar alto consumo de energia, baixa eficiência e baixa durabilidade.


Percebe alguma tendência no que se refere a esses equipamentos no que se refere à sustentabilidade e preservação do meio ambiente?

Já estamos vivendo no Brasil uma situação de eliminação de CFCs no ambiente, com Fluidos Refrigerantes ecológicos já disponíveis, com relação a sustentabilidade cada vez mais as fábricas inovam suas embalagens e matéria prima, utilizando produtos que não agridem o meio ambiente, Isso já é uma realidade.

Sua empresa tem algum lançamento/novidade para este mercado

Nós da Ribfrio estamos sempre alinhados com os principais fabricantes de refrigeração do Brasil, o último produto apresentado a nossos clientes foram as Isotelhas e Isofachadas, que são telhas e fachadas que trazem ótimo isolamento térmico, já que possuí em seu núcleo uma camada de PUR (poliuretano), trazendo ainda economia na aquisição de sistemas de climatização, redução de consumo energia, durabilidade e visual idêntico a telhas coloniais e fachadas tradicionais.
As telhas e fachadas podem ser aplicadas em qualquer empreendimentos, como shopping centers, supermercados, cinemas, igrejas, escolas, indústrias em gerais e até mesmo domicílios.

André L. Miguel, vendedor técnico Ribfrio.

Solicite um orçamento de câmaras frias agora clicando aqui.

Fonte: Ribfrio Refrigeração, 2015

Imprimir

Indique a um amigo: