Cobre ou Alumínio, qual utilizar?

Tubulação de cobre, indicado pelos fabricantes.
Tubulação de cobre, indicado pelos fabricantes.

Com o aumento da procura por instalações de aparelhos de ar condicionado, diversos profissionais ingressaram no ramo, principalmente na instalação dos modelo SPLIT, o mais tradicional dentre os aparelhos.

Uma dúvida comum entre os consumidores e instaladores é qual tubulação utilizar para a instalação, a de cobre ou alumínio?

Quem opta pela tubulação de cobre faz a opção mais coerente, veja os principais motivos:

- A resistência elétrica específica do alumínio é 65% mais alta que a do cobre,  assim sendo para conduzir a mesma corrente elétrica, um cabo de alumínio vai usar uma seção terminal bem maior que a de um cano de cobre.

- O cobre geralmente propõe soluções mais compactas às obras do que o alumínio.

 - A Tubulação de cobre também oferece maior resistência mecânica e durabilidade, ideais para aplicações de difíceis acessos para reparos.

- Facilidade para realização de emendas e terminações, o que não é possível com o alumínio, que exige ferramentas e serviços exclusivos para alcançar um resultado convincente.

-  O maior benefício do uso cobre é sua alta resistência à corrosão, se tornando indispensável para a regiões litorâneas e de cidades com alto teor de poluíção.

Vale também o lembrete que diversas marcas de aparelhos de ar condicionado indicam o cobre e anulam a garantia em caso de instalação com alumínio.

Se você é instalador ou consumidor  e deseja instalar seu aparelho da forma mais indicada possível, a Ribfrio tem condições especiais de venda para a tubulação de cobre, faça uma consulta clicando aqui.

Fonte: Ribfrio Refrigeração, 2016

Imprimir

Indique a um amigo: