Fluídos refrigerantes adulterados - Conheça os riscos e como identificar.

Parte de compressor danificado por fluídos adulterados.
Parte de compressor danificado por fluídos adulterados.

O fluído refrigerante ou gás refrigerante como também é chamado é o produto responsável pela troca de calor em sistemas de refrigeração, é um produto químico que tem a propriedade de passar de liquido para o estado gasoso, absorvendo o calor e assim resfriando determinada área.

Fluídos adulterados

Nos últimos tempos foram detectados diversos problemas com contaminação de fluídos refrigerantes adulterados, incluindo explosões e deteriorização dos compressores e outros sistemas do quadro de refrigeração.
Alguns compressores que utilizaram fluídos adulterados apresentaram corrosão no alumínio do anel de curto circuito do rotor e de outros componentes, que só podem ser avaliados com a abertura do produto e consequentemente o fim da vida útil do mesmo.

Atenção nos valores

Com o mercado cada vez mais competitivo, houve um aumento de fluídos refrigerantes com baixo custo disponíveis para compra, grande parte de procedência duvidosa, que atraem os consumidores pelo baixo valor de venda.

Ao adquirir o fluído refrigerante é importante se atentar que ao introduzir um produto de baixa qualidade no seu sistema de refrigeração, você estará ao mesmo tempo prejudicando os demais produtos, como compressores e filtros e também diminuindo a produtividade do seu sistema de refrigeração, além de colocar sua própria vida e de terceiros em risco.

Dicas para identificar um fluído adulterado.

- Compre produtos de lojas idôneas e que tenham experiência na comercialização do produto;
- Fuja de preços muito atrativos, a possibilidade do produto ser adulterado ou de pouca qualidade aumenta nesses casos;
-Confira na embalagem os dados do fabricante, além da composição, número de lote e outras informações;
- Cheque se o cilindro e o lacre estão intactos.

A Ribfrio trabalha com fluídos refrigerantes de marcas conhecidas e premiadas mundialmente, prezando em primeiro lugar pela qualidade e pelo bem estar de nossos clientes e parceiros.

Clique aqui e veja as opções de fluídos refrigerantes que temos disponíveis, se houver dúvidas nos escreva no campo orçamento ou no contato.

Fonte: Ribfrio Refrigeração, 2015

Imprimir

Indique a um amigo: