Sua casa está preparada para o inverno?

Sua casa está preparada para o inverno?

Com a chegada das temperaturas mais baixas, é preciso ficar atento aos eletrodomésticos e deixar a sua casa preparada para a próxima estação. Uma maneira de transformar o seu lar em um ambiente aconchegante durante o inverno é aliar o uso e a manutenção dos aparelhos com a economia de energia. Para isso, selecionamos alguns cuidados essenciais que você deve ter com os eletrodomésticos durante o período mais frio do ano.

Ar-condicionado

Em geral, os aparelhos de ar condicionado podem ser utilizados para regular a temperatura tanto no verão quanto no inverno. Para deixar o ambiente mais agradável nos dias mais frios, eles podem ser usados para garantir a circulação de ar.

A limpeza dos filtros do eletrodoméstico deve ser feita regularmente, assim como no verão. Nos meses de inverno, essa higienização é ainda mais importante, pois, com a baixa umidade, as impurezas e as bactérias se acumulam mais facilmente no ar e nos filtros do aparelho, espalhando-se pelo ambiente caso não os componentes não sejam limpos com a frequência adequada.

Aquecedores

A instalação de aquecedores tende a ser maior durante o período de inverno, pois é quando as pessoas sentem necessidade de algum equipamento para regular a temperatura tanto da água do chuveiro quanto nos cômodos.

Após adquirir o seu aparelho, é importante que a instalação seja realizada por profissionais capacitados e autorizados pelo fabricante. Isso garante que todo o procedimento será feito com segurança e terá garantia de funcionamento.

O mesmo cuidado é válido para a manutenção, especialmente se o aquecedor passou algum tempo sem ser utilizado. Apenas um profissional capacitado poderá dizer qual é o problema e avaliar a melhor forma de consertá-lo.

A realização de manutenções frequentes nos eletrodomésticos garante um gasto de energia mais estável, mesmo no inverno, pois os aparelhos que não funcionam corretamente por falta de cuidados tendem a consumir mais eletricidade.

Geladeiras e freezers

Com o passar das estações, é necessário alterar a temperatura de refrigeração das geladeiras e freezers. Em meses mais quentes, eles costumam funcionar na potência máxima para conservar os alimentos.

Mas, com a chegada do inverno, é importante diminuir a potência desses eletrodomésticos, que, graças à temperatura ambiente mais amena, não precisam de uma refrigeração tão alta para armazenarem os alimentos corretamente.

Um dos indicativos de que pode estar na hora de aumentar a temperatura de refrigeração é o surgimento de uma fina camada de gelo nas embalagens e alimentos armazenados. Aumentar a temperatura em dois ou três graus já é o suficiente. Essa medida, além de manter a comida na temperatura de conservação ideal, diminui os gastos de energia no final do mês.

Umidificadores

O clima mais frio está quase sempre associado a uma queda de umidade do ar. Com o uso mais frequente de cobertores e roupas que ficaram guardadas por um tempo, é comum que pessoas com mais sensibilidade respiratória sofram com crises alérgicas.

Os umidificadores, também úteis no verão, podem ser utilizados para melhorar a qualidade do ar da sua casa e diminuir o surgimento de complicações respiratórias. Para que o equipamento funcione em sua totalidade, realize uma limpeza nas saídas de água e, se possível, programe-o para umidificar o espaço em períodos específicos. Assim, você evita que o recurso de ar mais úmido acabe contribuindo para uma queda de temperatura indesejada.

Fonte: www.agorams.com.br

Imprimir

Indique a um amigo: