Supermercado móvel ajuda idosos que vivem em regiões isoladas do Japão

Supermercado móvel ajuda idosos que vivem em regiões isoladas do Japão

Os supermercados móveis – pequenos caminhões kei carregados com produtos de necessidades diárias – oferecem aos chamados “isolados comerciais” a oportunidade de fazer compras e de socializar.

Em 2025, cerca de 6 milhões de idosos no Japão com mais de 65 anos terão dificuldades em fazer compras básicas devido a problemas de acessibilidade e locomoção, de acordo com uma pesquisa realizada pelo governo japonês. Atualmente, o número de “isolados comerciais” passa de 4 milhões.

Cerca de 100 veículos da franquia “Tukushimaru” operam em 27 províncias do Japão. Em parceria com supermercados locais, os motoristas entregam encomendas feitas pelo telefone e também vendem outros produtos, como fraudas geriátricas e produtos de higiene.

Duas vezes por semana, cada caminhão visita cerca de 60 clientes que vivem em regiões isoladas que não são atendidas por transporte público. Além de vender os produtos, os motoristas também oferecem ajuda em tarefas simples, como a troca de lâmpadas e problemas com o controle remoto da TV.

“Como ele me visita duas vezes por semana, a sua presença é mais importante do que o meu filho”, disse uma das clientes atendidas pelo serviço.

Fonte: ipcdigital.com

Imprimir

Indique a um amigo: